terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Resenha #25 - Extraordinário

Extraordinário :
 
Páginas: 320
Autor: R. J. Palácio
Editora: Intrinseca
Ano: 2013
Gênero: Drama

Sinopse :

     August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Um pouco dos personagens:

     Hoje vou falar um pouco sobre um livro que me marcou muito, o EXTRAORDINÁRIO.
     Como personagem principal temos o August, conhecido como Auggie, que diferente das outras crianças nunca frequentou uma escola, pois ele nasceu com uma doença que deformou seu rosto e que o impossibilitou de frequentar a escola.
     Outra personagem marcante é Via, irmã mais velha de Auggie. Diferente de Auggie, Via sempre se incomodou com o jeito que as pessoas olhavam para seu irmão. Ela sempre buscou entender a atenção que Auggie tinha de seus pais, porém com a escola nova e as novas amizades, Via muda seu jeito de ver as coisas.
     Miranda é muito querida pela família de Auggie, especialmente pelo garoto, que a ama como um irmã. Via é sua melhor amiga, porém com a nova escola as coisas entre as meninas pode mudar.

 
Um pouco da história:

     Auggie nunca frequentou a escola, mas as coisas estão prestes a mudar, pois sua mãe decide o matricular em uma escola próxima.
     Com um pouco de receio o menino aceita, e acaba fazendo algumas amizades: Summer, uma menina realmente encantadora que não se importa com a aparência do menino; Jack, um menino muito corajoso que busca proteger Auggie, não é sensível como Summer, mas tem um bom coração e Justin.
     E de um dia pro outro a casa dos Pullman muda completamente, Via se torna uma adolescente cheia de problemas e Auggie passa de um menino deformado para um menino com amigos.
     Os pais de Auggie ficam muito felizes com a melhora do filho, mas será que eles tem razão para ficarem felizes?


Será que Auggie consegue ser aceito?

     O livro é sem dúvida encantador, é impossível ler sem se emocionar, ou se colocar no lugar de Auggie.
     O menino tem a difícil missão de fazer com que se pessoas o aceitem, e percebam que ele é um grande amigo.
     A leitura nos faz pensar em como a sociedade discrimina alguém apenas por ser diferente, e lendo pensamos em como isso é injusto, pois Auggie é tão inteligente quanto seus colegas, mas ninguém vê isso.
     Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória em todas as escolas, pois ele mostra como uma criança vê o bulling, tanto do lado do agressor quanto do lado da vítima.
     Indico esse livro para todos, sem restrições, pois ele serve para todas as idades, desde de crianças até adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...