sexta-feira, 1 de abril de 2016

Resenha #48 - Simplesmente Acontece

Simplesmente Acontece
 

Título: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 448
Ano: 2014
Gênero: Romance
Editora: Novo Conceito


Sinopse:
Você acha que é possível existir amizade verdadeira entre um homem e uma mulher? O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para a outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Desde crianças, Rosie e Alex viviam juntos. Todo mundo achava que eles tinham nascido para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família de Dublin para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails, mensagens de textos, cartas, cartões-postais... Ele se tornou um cirurgião renomado... Ela continua correndo atrás do sonho de trabalhar em um hotel luxuoso. Os desencontros, as circunstâncias e uma absurda falta de sorte os mantiveram longe um do outro – até agora. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples. Resta saber se eles vão ter coragem de apostar tudo, inclusive a própria amizade que os une, num amor para a vida inteira. Que tipo de surpresa o destino reserva para eles desta vez? Cecelia Ahern nos presenteia com outra de suas histórias de amor mais do que possíveis, mas não por isso menos mágicas... Os personagens de Simplesmente Acontece são cativantes e supercomuns – e é justamente por isso que torcemos tanto para que sejam felizes. As lições deste livro? A vida passa rápido, e alguns erros, mesmo que pareçam bobos, podem carregar você para longe da felicidade.



     E a Cecelia Ahern veio com mais uma história de amor que me fez rir e chorar em vários momentos. Tenho um caso sério com a autora, depois de "P.S. Eu te amo", e ela consegue me conquistar a cada novo enredo.



"Simplesmente Acontece"
foi lançado em 2014 pela editora Novo Conceito. O título original do livro é "Love, Rosie" e já foi publicado aqui no Brasil com o nome "Onde terminam os arco-íris" pela editora Relume Dumará. Confiram as capas abaixo.


086038-FC50

 
 

     Neste livro somos apresentados a Alex e Rosie, que são melhores amigos desde de crianças e passaram por todos os conflitos da adolescência juntos. Essa amizade acaba sofrendo uma reviravolta quando Alex se muda para os Estados Unidos, onde é aceito em Harvard para cursar medicina. Rosie tem o sonho de se formar em hotelaria e juntos combinam de se encontrarem em Boston e continuarem se vendo, como sempre. O que Rosie não esperava é que sua vida tomaria um rumo completamente diferente, devido a uma gravidez inesperada.



''Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começar a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido.''

 

     Como Alex e Rosie superam essa situação? Na verdade, nada é superado e é assim que a história se desenvolve. Rosie fica em Dublin para seguir com a sua vida e Alex planeja seu futuro como um bem-sucedido doutor nos Estados Unidos. Eles nunca perdem o contato, e se comunicam através de cartas, cartões, e-mails e convites.
 


''Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final.''



 
     O ponto óbvio da história é que eles sem amam, mas parece que nenhum dos dois consegue enxergar isso claramente. E a vida amorosa deles, com pessoas diferentes, acontecem sem que eles entendem a profundidade do sentimento deixado para trás. O livro inteiro torcemos para que o dois finalmente fiquem juntos, mas sempre acontecem desencontros e a sorte nunca está a favor do dois.

     É uma história de amizade verdadeira, que nos mostra que erros são cometidos sempre e não devemos perder tempo com besteiras e sim aproveitar a vida, sem nunca desistir dos nossos sonhos.
 


''Erros são os buracos na estrada das descobertas, eu acho. E é uma estrada longa e esburacada até chegar a essa descoberta, cheia de obstáculos e perigos.''
 

     Os personagens são pessoas comuns e com problemas reais, e ficamos tão próximos deles, que sentimos suas conquistas, alegrias, desilusões e surpresas. Confesso que ri e chorei com eles nos momentos mais importantes da história.

     A leitura do livro é muito fluída, pois é escrito em formato de bilhetinhos, cartas, e-mails, SMS, convites, cartões-postais e fica mais fácil de entendermos tudo o que se passa com cada personagem e o real sentimento de cada um. Além da ótima diagramação, as fontes são lindas e tem detalhes que diferenciam cada um dos tipos de textos.

     Já li alguns livros da Cecelia Ahren e ela sempre me surpreende em cada enredo. Recomento muito esse livro e vocês irão se apaixonar por Rosie e Alex.


     A história teve uma adaptação para o cinema em 2015, com a atriz Lily Collins e o ator Sam Claflin. Apesar da história ser um pouco diferente, vale a pena assistir. Ficou uma história fofa e nos rende boas risadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...