domingo, 10 de abril de 2016

Resenha #67 - Jogos Vorazes

Autor: Suzanne Collins
Páginas: 400
Gênero: Infanto-Juvenil
Editora: Rocco
Ano: 2010
 


Sinopse:

     Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. 

     Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes"?






Por Maria Eduarda Batistetti.


     O livro Jogos Vorazes conta a História de Katniss Everdeen, uma garota de 17 anos que mora com sua mãe e irmã em uma nação chamada Panem, controlada rigidamente pela capital. Panem foi dividida em 13 distritos, tendo o último sido destruído pelo governo após uma série de rebeliões.



     Para que o governo continuasse mantendo seu poder diante da população, todo o ano realizava–se o chamado Jogos Vorazes, o qual um representante feminino e masculino de cada distrito eram sorteados como tributos e enviados para um combate mortal. Os 24 tributos deveriam se enfrentar e apenas um sairia de lá com vida, ganhando como prêmio dinheiro e reconhecimento.

     Após ter perdido o pai aos 11 anos, Katniss, a menina do distrito 12, vê como única alternativa para alimentar sua família a prática de caça ilegal na floresta. Junto com Gale, seu melhor amigo e quem a ensinou a caçar, ela se aventura todos os dias na mata em busca de seu sustento em meio ao caos e a miséria de seu distrito.



     Todos os anos, os tributos eram sorteados na cerimônia da colheita, a qual ocorria em todos os distritos. Neste dia foram sorteados os novos tributos, sendo Primrose Everdeen, irmã de Katniss, a eleita. Katniss, então, se oferece como tributo para poupar a vida de sua irmã, impedindo que a mesma vá para os jogos.




     Como tributo masculino foi sorteado Peeta Mellark, o simpático filho do padeiro. Tendo estudado com Katniss durante os tempos de escola, confessa ser apaixonado pela mesma desde os cinco anos, mas agora a teria como sua rival e precisaria matá-la caso desejasse sobreviver . Peeta te conquistará ao decorrer da série mostrando-se sempre leal, cativante, amigo e fiel a si mesmo e aos seus princípios.
     Haymitch, um alcoólatra de personalidade inconstante, é o único vencedor dos jogos vorazes do Distrito 12 e tem a missão de treinar Katniss e Peeta para que sobrevivam na arena. Deixando suas famílias e amigos, os tributos embarcam em destino aos jogos e talvez, à morte. Juntos, aprenderão muitas coisas, descobrirão novos sentimentos e quem sabe um deles poderá sair de lá vivo.


     Além de ter que lidar com outros 22 concorrentes, com a fome, o frio e os ferimentos, Katniss ainda enfrenta diariamente conflitos internos entre a razão e a emoção. Mesmo em face dos maiores desafios os enfrenta com coragem e astúcia, jamais esquecendo-se de quem é, ou por quem está ali.
 
     Mesmo sendo um livro ficcional e não brasileiro, Jogos Vorazes demonstra através de críticas, a ânsia de nossa sociedade por mudanças, buscando acabar com a corrupção, a opressão e a desigualdade tão presentes em nosso dia- a – dia. O livro também nos incentiva a lidar com essas situações tendo como princípios, não só a vontade de mudar, mas também a compaixão, a solidariedade e a coragem, mesmo que para alcançar seus objetivos seja necessário lutar.

     Uma história muito emocionante, interessante e envolvente que o levará para dentro da arena e te convidará a entender um pouco mais do mundo de Katniss. Simplesmente não tenho palavras para descrever o quanto gosto deste livro.

     Narrado pela própria Katniss, você terá a sensação de que conhece as personagens e participa da história. Não só sofrerá junto, como também sentirá a adrenalina, a emoção, a felicidade e a raiva. Embarque nesta aventura com Katniss, Peeta - Os famosos "amantes desafortunados"- E outros 22 tributos lutando por suas vidas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...